Atualizações para OneDrive for Business – Março de 2015

ODFB_UPDATES_BNN

Ao longo das próximas semanas, clientes do OneDrive for Bussiness (feature disponível em alguns planos do Microsoft Office 365 que possuem o SharePoint Online elegível) verão uma série de melhorias na Experiência de Usuário acessando-o via web.

Com estas pequenas alterações, somam-se ainda mais facilidades para criação, compartilhamento e pesquisa de arquivos/documentos. Todas essas atualizações serão lançadas até o final de Março de 2015 para os tenants de Office 365 que estão configurados para receberem as mais novas atualizações de produtos e serviços.

A Microsoft atualizou o menu de contexto (menu que surge ao se clicar com o botão direito em cima de um arquivo/pasta do OneDrive for Business via navegador ou ao clicar no botão “…”) tornando-o mais fácil de acessar ações comuns como:

  • Abrir na aplicação Office
  • Abrir na Web Application do Office (Office Online)
  • Baixar
  • Compartilhar
  • Renomear
  • Propriedades
  • Avançado

Gostei bastante da nova função Mover/Copiar que foi adicionada também à este menu reformulado. A função Mover/Copiar é uma das funções mais esperadas e solicitadas para OneDrive for Business quando o assunto é facilidade de acesso à funções comuns. Permite que um documento seja recortado e colado ou copiado e colado de um diretório X para um diretório Y assim como no Explorador de Arquivos do Windows (antigo Windows Explorer).

 

Como funciona hoje

Atualmente, para termos acesso às opções do menu contextual do OneDrive for Business, primeiro passamos pelo primeiro “Mais Opções” representado pela Reticências (…) aonde temos uma pré-visualização dinâmica em miniatura do documento. Um resumo sobre com quem o documento está sendo compartilhado, seu endereço URL, informações sobre datas e horários de criação e última edição, as funções Editar, Compartilhar e Postar.

No segundo “Mais Opções”, encontramos as ações:

  • Exibir Propriedades
  • Editar Propriedades
  • Exibir no Navegador
  • Editar no Navegador
  • Fazer Check-out
  • Histórico de Versões
  • Fluxos de Trabalho (Workflows do SharePoint)
  • Baixar uma Cópia
  • Seguir
  • Compartilhado com
  • Excluir

Menu Contextual atual para ações comuns do OneDrive for Business

 

Como ficará

Com os feedbacks de usuários de OneDrive for Business, a Microsoft otimizou o menu, deixando os atalhos para as funções mais utilizadas, e agrupando as demais na opção “Avançado” do novo menu.

Novo Menu Contextual para ações comuns do OneDrive for Business

O destaque aqui vai para a tão solicitada ação de Mover/Copiar arquivos entre distintos diretórios do OneDrive for Business:

Novas ações de Mover e Copiar do OneDrive for Business

 

Resultados de pesquisa em tempo real

Para encontrar um arquivo ou pasta agora está ainda mais prático. Dentro deste pacote de atualizações para OneDrive for Business, a Microsoft implantou a Busca Inteligente.

Consiste em uma pesquisa em que os resultados vão sendo apresentado instantaneamente de forma dinâmica conforme o usuário vai digitando seu termo/critério de pesquisa, independente destes arquivos/pastas serem seus ou serem arquivos/pastas que foram compartilhados cm você por outras pessoas na organização:

Pesquisa Inteligente em tempo real

 

Criação e compartilhamento de pastas de forma simplificada

Outra pequena alteração que eu considerei de grande utilidade faz com que o processo de criação de pastas/diretórios na interface Web do OneDrive for Business, ofereça dentro do próprio processo a possibilidade de compartilhamento. Não será mais necessário criar a pasta/diretório e só depois da criação ter que seleciona-lo para escolher a função Compartilhar.

Criação de pastas com compartilhamento dentro do processo de criação

Compartilhamento de pasta durante o processo de criação

 

Mudança na forma como os Arquivos Recentes são exibidos

Entra, no lugar da tradicional lista lista de nomes dos arquivos, um novo layout com a pré-visualização de seu conteúdo e informações básicas do arquivo como:

  • Nome
  • Diretório/biblioteca em que se encontra
  • Data de criação
  • Autor
  • Tipo de arquivo (.DOCX, .XLSX, .PPTX, .PDF, etc.)

A visualização traz tanto arquivos do OneDrive for Business quanto arquivos hospedados em bibliotecas de documentos dos sites SharePoint e o mais bacana é que essa experiência de usuário está mais bem alinhada com a mesma experiência de usuário que o Delve oferece. Inclusive… agora a partir da nova visualização de documentos recentes, você pode ir para o Delve para ter uma experiência mais imersiva na descoberta de documentos relevantes:

Nova forma de exibição de Arquivos Recentes

 

Ir para o Delve

 

Estas mudanças, aparentemente simples, entregam para os usuários de OneDrive for Business uma melhor experiência no navegador e complementa os grandes avanços que a Microsoft fez com os aplicativos móveis.

Até o próximo artigo! Smiley piscando

Sobre Mauricio Cassemiro - MVP

MVP – Microsoft Most Valuable Professional, MPN - Microsoft Partner Network, MOS - Microsoft Office Specialist, IT Pro, Instrutor de informática formando profissionais para atuar na plataforma Windows e Office, Consultor de TI, Owner do Learning 365, Especialista/Entusiasta em Microsoft Office, entusiasta na Plataforma de Produtividade e Colaboração e em Microsoft Online Services.

Publicado em 27 de março de 2015, em Office 365, OneDrive Business, OneDrive for Business, SharePoint, SharePoint 2013, SharePoint Online e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Republicou isso em André Henrique Busse comentado:
    #Office365 #OneDrive #OneDrive4B

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: