Conheça o Microsoft Office Sway

BNNMSSWAY

Em 02 de outubro, publiquei um pequeno post (na verdade foi apenas um anúncio) sobre o lançamento da fase de inscrição para testes do Microsoft Sway.

A proposta do Sway é tornar muito fácil a criação de apresentações voltadas para a web. Tenho lido muito por aí diferentes opiniões e visões sobre o produto e posso dizer que, em quase todas elas, não posso deixar de notar que há uma percepção de que o Sway é um misto de Microsoft PowerPoint e blog ou website.

Também tenho visto diversas compreensões e definições erradas, como esta publicada pelo jornal O Globo, em que se diz que o Sway é uma “versão mobile” do Microsoft PowerPoint:

image

Está mais para variação do Microsoft PowerPoint do que para uma nova versão para dispositivos móveis, pois é uma nova ferramenta.

O Microsoft PowerPoint Mobile já existe algum tempo para as principais plataformas móveis como Windows Phone, iOS (iPhone e iPad) e Android. Outra ponto que derruba este tipo de comparação é que o Microsoft Sway foi lançado primeiramente em uma versão web para navegadores (versão da qual trataremos aqui neste artigo) e também será lançada como um aplicativo da suíte Microsoft Office assim que a fase Beta for finalizada.

As apresentações criadas no Sway suportam inserção de vídeos do YouTube, tweets, postagens do Facebook, arquivos do OneDrive ou Dropbox, imagens em diversos formatos e diversos outros tipos de input de conteúdos. O resultado final fica armazenado em nuvem e o mais bacana: foi desenvolvido para ser responsivo, ou seja, se adapta a telas de qualquer tamanho.

O que torna o Sway mais do que uma mera variação online do PowerPoint é a montagem ágil das apresentações: à medida que conteúdo é inserido, algoritmos desenvolvidos nos laboratórios da Microsoft Research fazem adequações automáticas para dar um ar profissional ao material.

Com isso, o Sway pode ser utilizado para diversos fins: criação de álbum de fotos, promoção de produtos na internet, complementos para cursos, enfim… na sua criatividade é onde reside os limites para se trabalhar com o Sway .

Bem… dadas as apresentações, vamos pôr as mãos na massa?

 

Acessando pela primeira vez o Sway.com

Ao entrar com sua Conta Microsoft em https://sway.com/, de cara você já é convidado a criar a sua primeira apresentação:

image

 

Sign in

 

image

 

A maior surpresa vem a partir daí. O Sway oferece diversas configurações iniciais bastantes interessantes para uma apresentação.

 

image

 

Através der menus drop-down e atalhos oferecidos pelo próprio Sway em uma espécie de passo a passo para iniciantes, você consegue entender toda a dinâmica sobre a construção de conteúdo, suas conexões com serviços para inclusão de conteúdo externo e sua usabilidade.

 

image

Veja que é possível inserir conteúdo aproveitando-os de fontes externas como Facebook, OneDrive, Bing, Youtube, Twitter e outros serviços…

image

image

image

 

image

 

image

image

As opções de conexões à serviços externos que armazenam conteúdos que podem ser consumidos pelo Sway são realmente vastas, veja:

image

Fiz um pequeno Sway como teste para que entendam, na prática, como funciona este tipo de apresentação fluída. Acesse AQUI.

Em um próximo artigo, me aprofundarei mais nos detalhes sobre ferramentas e  recursos com o objetivo de demonstrar tudo o que o Microsoft Sway pode nos oferecer.

Até lá! Smiley piscando

Sobre Mauricio Cassemiro - MVP

MVP – Microsoft Most Valuable Professional, MPN - Microsoft Partner Network, MOS - Microsoft Office Specialist, IT Pro, Instrutor de informática formando profissionais para atuar na plataforma Windows e Office, Consultor de TI, Owner do Learning 365, Especialista/Entusiasta em Microsoft Office, entusiasta na Plataforma de Produtividade e Colaboração e em Microsoft Online Services.

Publicado em 5 de janeiro de 2015, em Mauricio Cassemiro, Microsoft Office, Microsoft Office Sway, Office 365, Office Sway e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Maurício. Estou tentando usar aqui pela primeira vez. Sabe onde aumenta o tamanho da fonte?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: