Office 365 Vídeo

BNNO365V

Ladies and gentlemen… tenho o orgulho de informar que desde 18/11 a Microsoft têm liberado um dos mais novos serviços do Office 365 e têm feito um extraordinário trabalho para torná-lo incrivelmente útil como pude comprovar: o Office 365 Vídeo!

O Office 365 Vídeo traz uma nova experiência de vídeos corporativos, que será adicionado sem custos complementares, primeiramente,  à usuários First Release dos planos da família Enterprise do Office 365 e então a Microsoft aplicará para todos os outros clientes elegíveis no início de 2015.

Sabe aqueles projetos de desenvolvimentos de portais cheios de recursos de intergeração com elementos de mídia? Esqueça! O Office 365 Vídeos entrega uma estrutura completamente pronta e robusta para o seu portal de vídeos corporativos. Veja um pouco do Office 365 Vídeos funcionando:

A interface está pronta para entregar uma experiência de usuário plenamente satisfatória. Analisei cada detalhe no novo serviço e realmente consigo notar o bom da trabalho da Microsoft em tornar o Office 365 Vídeo em algo pronto para o usuário usar sozinho pois é muito intuitivo.

O Office 365 Vídeo é projetado para atender as exigências dos usuários (que são cada vez maiores) no que tange necessidades específicas como a que vem justamente de encontro ao que o serviço entrega.

Alimentado pelo Azure Media Services — o mesmo serviço usado durante os Jogos Olímpicos (mais de 6.000 horas de vídeo em 18 dias) — tecnologia de streaming suave adaptável, otimizando a reprodução de vídeo para o dispositivo em que está sendo visualizada o vídeo no Office 365.

Em outras palavras, este serviço do Azure é o responsável pelo processo de encoding e smooth streaming, que adapta a resolução de acordo com a banda disponível, além de ser integrado ao Office Delve.

Aprenda mais sobre o Azure Media Serviçes com este vídeo:

Baixe AQUI o seguinte pôster do Azure Media Services:

Pôster Windows Azure Media Services

Ele, também, aproveita as ferramentas de camada social do Yammer e Delve para entregar uma experiência corporativa/social e personalizada no Office 365.

Vejam a minha experiência com o Office 365 Vídeo:

Ao notar o novo menu “Vídeos” em minha barra de navegação do Office 365, descobri que um novo serviço acabava de ser habilitado e estava sendo configurado em meu tenant:

Habilitando o Office 365 Vídeo

 

Habilitado o novo serviço, nota-se o aparecimento da Tile correspondente do Office 365 Vídeo em https://portal.office.com/Home:

Nova Tile - Office 365 Vídeo

Tile Vídeo

Neste ponto, minha Barra de Navegação do Office 365 foi atualizada para a nova versão e fui direcionado para a Welcome Screen do Office 365 Vídeo no melhor modelo SharePoint:

Ponto de Partida - Office 365 Vídeo

Feitas as apresentações, encontramos inicialmente três pontos de partida:

  • Criar um canal
  • Gerenciar configurações
  • Acessar link de ajuda do produto

Ponto de Partida - Office 365 Vídeo

 

Ao criar um canal, você pode estabelecer uma cor à ele:

Criando Canal no Office 365 Vídeo

Estabelecendo a cor do Bloco do Canal

Criando Canal - Office 365 Vídeo

A criação de um canal no Office 365 Vídeo leva apenas alguns segundos e logo em seguida você é levado à ele para começar as suas configurações e personalizações. Em “Canais”, clicando em Site de Tópicos do Point Publishing você encontra encontra alguns filtros do próprio recurso e pode começar a submeter o seu conteúdo de mídia:

Canais - Office 365 Vídeo

 

Site de Tópicos do Point Publishing

 

Dashboard para submeter conteúdo

 

De forma muito intuitiva (assim como nas bibliotecas de documentos do SharePoint), arrasta-se e solta-se conteúdo de uma pasta do Explorador de Arquivos do Windows para o navegador:

Drag and Drop vídeos - Office 365 Vídeo

Carregando Vídeo...

Neste momento, o Office 365 se conecta com o Azure Media Services para receber o vídeo, processar, empacotar e prepará-lo:

Office 365 to Azure Media Services

Por padrão, o serviço nomeia o vídeo conforme o nome do arquivo que você submete para o Office 365 Vídeo, mas no processo de upload é possível personalizar o nome do vídeo e adicionar uma descrição mais detalhada.

 

O resultado é muito profissional. Particularmente me surpreendeu bastante. Vejam um vídeo sendo consumido:

Vídeo processado

 

A partir do primeiro vídeo os canais e as exibições categorizadas já começam a funcionar:

Canais Funcionando - Office 365 Vídeo

 

Novo Canal

 

Exibições

 

Conforme os vídeos vão sendo submetidos, os primeiros filtros também começam a funcionar e aí a coisa vai ficando bem interessante:

Primeiros Filtros

 

O resumo/status dos Uploads também dá para ser acompanhado:

Resumo dos uploads

 

Quando você entra em um canal e vai até Gerenciar Configurações, encontra a possibilidade de:

  • Alterar o nome do canal
  • Definir as permissões de acesso dos vídeos que são submetidos ao canal (quem pode editar propriedades ou só visualizar)
  • Definir o Spotlight (bloco de destaque) para escolher os vídeos que serão exibidos na página do canal

 

Edição de Canal

 

Permissão de Canal

 

Spotlight

 

image

Você ainda pode atribuir permissões aos canais e aos vídeos indo em Configurações > Configurações de Canais de Vídeo:

Configurações do Canal de Vídeos

Uma observação a se fazer aqui é que, a partir de um momento, conforme os vídeos são visualizados e acessados os resultados vão pontuando no Delve também:

Delve

 

Office Vídeo no Delve

Espero que tenha gostado da novidade e que estas novas capacidades consigam agregar no uso dos seus serviços de Office 365.

Sobre Mauricio Cassemiro - MVP

MVP – Microsoft Most Valuable Professional, MPN - Microsoft Partner Network, MOS - Microsoft Office Specialist, IT Pro, Instrutor de informática formando profissionais para atuar na plataforma Windows e Office, Consultor de TI, Owner do Learning 365, Especialista/Entusiasta em Microsoft Office, entusiasta na Plataforma de Produtividade e Colaboração e em Microsoft Online Services.

Publicado em 23 de novembro de 2014, em Azure Media Services, Mauricio Cassemiro, Office 365, Office 365 Vídeo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: