Exchange Online em aparelhos BlackBerry em planos não-Business Cloud Services do Research In Motion (RIM®)–Step 2

bnnebt_thumbNS

Mês passado eu postei um artigo que ensinava a driblar as complicações e dificuldades de se configurar um aparelho BlackBerry da linha Curve com plano BIS e TIM 3G no Exchange Online. Vocês podem acompanhar o artigo clicando AQUI.

Para alguns casos, mesmo realizando todos os procedimentos do passo a passo, alguns usuários que estão em ambiente semelhante correm o risco de continuar enfrentando problemas para receber e-mails novos no aparelho após a configuração no portal. Este comportamento ocorre porque fica registrado no IMEI e PIN do aparelho o caminho do servidor anterior à migração para Office 365. Ainda que o processo de autenticação da conta de Exchange Online – Office 365 ocorra com sucesso dentro do portal www.timbrasil.blackberry.com, o usuário só consegue receber os e-mails que chegaram até sua caixa naquele exato momento da configuração do aparelho e conseguem enviar e-mails normalmente mas não conseguem ainda receber novos e-mails que batem na sua caixa.

13131313

NOTA: Essa comparação pode ser feita observando que, a partir da configuração realizada no portal, novos e-mails chegam no OWA ou Outlook do cliente mas não chegam no aparelho.

Isso acontece porque o portal da TIM + BlackBerry autentica com sucesso a conta ( se fornecidos ID e senha corretos ) mas continua setando o servidor de e-mails antigo. No caso desta minha migração, o cliente saiu de LocaMail (serviço de e-mail da Locaweb) que usa os protocolos POP/IMAP para o Exchange Online que usa Active Sync. O aparelho insiste em ficar atrelado ao servidor antigo porque isso está amarrado ao IMEI e ao PIN.

image

O endereço do servidor de e-mail antigo setado no DNS do domínio é algo parecido com webmail.<domíniodaempresa>.com.br

Desenvolvi, então, juntamente ao time de TI da TIM Brasil uma solução definitiva e que acaba com este problema de uma vez por todas:

1.   Primeiro excluímos a conta do portal logando com as credenciais dos usuários que já estavam configuradas como vocês puderam acompanhar no primeiro artigo (Step 1) acima citado:

image

2.   Clicamos em Excluir:

image

2

3.   Neste momento o ícone referente à conta de e-mail no aparelho BlackBerry do usuário irá desaparecer com todo o seu conteúdo. Clique no botão Configurar e-mail para reinserir a conta de e-mail do Exchange Online, mas desta vez insira a senha errada propositalmente para que ele apresente um link que diz: forneça configurações adicionais. Clique no respectivo link.

1

4.    Preencha as informações exatamente desta forma:

Endereço de e-mail: Insira o endereço de e-mail completo do usuário (assim como ele se autentica no OWA do Exchange Online – Office 365). Exemplo: user@company.com.br

Senha do e-mail

URL do Web Access: É necessário que o “/owa” seja incluído no endereço de URL conforme mostra no Office 365:

image

Nome do usuário: Insira o endereço de e-mail completo. Exemplo: user@company.com.br

Nome da conta de e-mail: Insira o endereço de e-mail completo. Exemplo: user@company.com.br

5.   Clique em Próximo que o portal vai autenticar a conta, criar o perfil, checar o endereço de OWA para identificar o novo servidor de e-mails (aqui está a parte mais importante), validar as informações e concluir a configuração:

ccccccccccccccccccccccc

13131313

Realizamos todos os testes de fluxo de mensagens (interna e externamente) com os usuários deste cenário e validamos que, após estas configurações, os usuários conseguiram receber e enviar e-mails a partir dos seus aparelhos BlackBerry com sucesso!

image

Este é o primeiro caso, com este cenário, que a TIM Brasil encontrou e gostaria de compartilhar a solução definitiva e 100% funcional que desenvolvi junto à eles para este tipo de migração.

Gostaria de agradecer à todos os envolvidos do time de TI da TIM Brasil que atuaram comigo neste caso e no desenvolvimento desta solução.

Sobre Mauricio Cassemiro - MVP

MVP – Microsoft Most Valuable Professional, MPN - Microsoft Partner Network, MOS - Microsoft Office Specialist, IT Pro, Instrutor de informática formando profissionais para atuar na plataforma Windows e Office, Consultor de TI, Owner do Learning 365, Especialista/Entusiasta em Microsoft Office, entusiasta na Plataforma de Produtividade e Colaboração e em Microsoft Online Services.

Publicado em 4 de maio de 2013, em Tecnologias Microsoft. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Reblogged this on André Henrique Busse comentado:
    Segunda parte do artigo feito pelo Cassemiro. Sobre o uso do BlackBerry no Office 365

  2. Show de bola Mauricio 😀

  3. Obrigado André. Enfim uma solução definitiva e 100% funcional 😉

  4. Valeu Maurício, suamos mas conseguimos configurar, hehehehe.
    É bom que vai servir de referência para casos futuros

    • Obrigado à você e ao time TIM Brasil pela parceria essencial neste caso. Pessoal, o Rafael é um dos membros do time de TI da TIM responsáveis pelo desenvolvimento desta solução. Fica aqui registrado meus parabéns à equipe e o compartilhamento dos créditos por esta solução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: